Qual o rumo da economia global pós coronavírus – OMES
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
rumo da economia global

O COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus, se transformou no maior perigo global dos últimos tempos. Já foram quase 5 milhões de pessoas infectadas ao redor do mundo. O número de mortes já supera a casa dos 320 mil afetando diretamente o rumo da economia global.

PUBLICIDADE

Os maiores impactos da pandemia são humanos, com o grande número de mortes e pessoas infectadas. Tanto que essa já é vista como uma das grandes tragédias enfrentadas pela humanidade.

No entanto, além de todos os impactos humanos, existem também os impactos financeiros. A economia global está sendo muito afetada pela pandemia. Os números do mercado relevam um cenário de bastante preocupação.

Além das pessoas que estão morrendo, milhares de empresas e pequenos negócios estão fechando as portas. Mesmo grandes empresas estão contraindo dívidas para enfrentar o desafio gerado pelo coronavírus.


PUBLICIDADE

Com o fechamento das empresas e empreendimentos, são fechados também os postos de trabalho. Milhões de pessoas no Brasil e no mundo estão passando dificuldades financeiras, que serão superadas apenas a longo prazo.

Nesse guia vamos falar justamente sobre o rumo da economia global após o período da pandemia. Descubra quais são os principais efeitos gerados pelo coronavírus e como a economia vai se recuperar nos próximos meses e anos.

De que forma o coronavírus afeta o mercado financeiro

A pandemia afeta de forma substancial a economia, uma vez que muda por completo a dinâmica das relações comerciais. Com o isolamento em alguns países e fechamento completo de cidades em algumas partes do mundo, a geração de riquezas diminui.

PUBLICIDADE

Da mesma forma, estamos passando por um momento de fragilidade dos postos de trabalho. Milhares de empregados estão sendo demitidos, outros tantos sendo obrigados a trabalhar em jornada reduzida, recebendo muito menos do que o normal.

Os efeitos para economia são muito negativos, o que piora muito a situação mundial.  Ao mesmo tempo em que os governos lutam para controlar a pandemia, existe uma luta para evitar o colapso completo da economia, que poderia ser até mesmo pior do que a própria pandemia.

Afinal de contas, as pessoas dependem de dinheiro para manter suas necessidades básicas. Por mais que os governos contribuam, oferecendo verbas emergenciais e concedendo benefícios, esses auxílios não servirão a longo prazo.

PUBLICIDADE

Mas quais são os efeitos concretos do COVID-19 na economia mundial? Abaixo separamos alguns dos principais impactos, mostrando de que forma eles podem ser superados.

1. Queda da bolsa de valores

Um dos grandes impactos da pandemia do coronavírus é na bolsa de valores, um dos mercados que recebe grandes aportes todos os dias. De pessoas comuns até mega investidores, existem milhares de pessoas com dinheiro aplicado em ações.

PUBLICIDADE

Com a chegada da pandemia, milhões de investidores viram seus recursos serem sugados. Muitas ações estão valendo hoje menos do que a metade do valor anterior ao período da crise de saúde pública.

Esse é um cenário preocupante, tendo em vista que ninguém esperava um evento como esses. Ao mesmo tempo em que muita gente perdeu tudo, outros estão com medo de investir. Especialistas afirmam que a bolsa pode cair ainda mais.

A grande preocupação, no entanto, é o retorno da economia. Mesmo depois de uma grande crise, é comum que as economias se recuperem, de forma gradual. Isso significa que mesmo quem perdeu tudo pode recuperar o investimento nos próximos anos.

PUBLICIDADE

No entanto, existe o receio de que a recuperação seja muito mais lenta do que o ideal. Se a pandemia não for controlada, com remédios eficientes e vacinas, a economia passará vários anos no vermelho.

2. Redução do poder de compra da população

Outro grande desafio gerado pela pandemia, que está afetando a economia global, é a redução do poder de compra da população. Como falamos acima, milhares de pessoas perderam o emprego e estão dependendo de subsídios do governo.

Além disso, a pandemia gera o aumento dos preços para a população, incluindo itens básico do dia a dia, como alimentação. Dessa forma, as pessoas estão ganhando menos e gastando mais.

O auxílio emergencial oferecido pelo Governo brasileiro é um incentivo, ajudando os trabalhadores, mas está longe de ser o suficiente. Em outros países medidas similares foram adotadas, como política assistencial.

3. Queda do PIB global e nacional

PUBLICIDADE

Agora vamos entrar em um dos temas principais para pensar os rumos da economia global após o coronavírus. De acordo com especialistas em economia, estamos entrando em um período de grande recessão global.

O Produto Interno Bruto é um dos principais indicadores, que ajuda e entender a saúde financeira dos países. Esse índice mostra quanto dinheiro circulou dentro do país durante o ano.

As estimativas recentes apontam para uma retração de até 10% do PIB. Isso significa que o produto interno global será reduzido e passará para o lado negativo. É uma perda considerável de capital, que definirá os rumos dos países.

Existem analistas que consideram que a queda pode ser ainda maior. Se isso acontecer, muitos países entrarão em situação de emergência e levarão anos para voltar a normalidade.

O Brasil, por ser um país em desenvolvimento, tende a sofrer os impactos dessa perda de riqueza. De acordo com estudo recente, na América Latina e no Caribe, 215 milhões de pessoas poderão ser atingidas pela pobreza em 2020.

O que esperar da economia global após a pandemia

Mesmo com os números preocupantes, a estimativa é que a economia dos países volte a crescer após a pandemia. Estamos recebendo atualmente notícias de que novos remédios e vacinas estão sendo testados, muitos deles promissores.

Quanto mais rápido a pandemia perder força, melhor para a economia global. Esse é um momento de bastante cautela, especialmente com relação aos investimentos. É preciso economizar e buscar maneiras de gerar renda para mudar rumo da economia global

Ao mesmo tempo, esse é o melhor momento para observar o mercado e analisar oportunidades. Dessa forma, com o retorno gradativo da economia, você poderá aproveitar para alavancar o seu crescimento.

A recuperação global poderá levar meses e até mesmo anos, mas acontecerá de forma gradual. Diversos países estão juntos com o mesmo objetivo: superar o coronavírus e voltar à normalidade o mais rápido possível.

Write A Comment

dezoito − catorze =