Realmente vale a pena deixar dinheiro na poupança em 2020? – OMES
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
poupança

Poucos são os brasileiros que tem o hábito de poupar dinheiro – guardá-lo, dessa forma, quando o fazem é por meio da poupança, ela ainda é a opção de investimento preferida do país.

PUBLICIDADE

Por ser simplificada e fácil de investir, sacar e, ainda, não gera cobrança de imposto de renda nos rendimentos, os brasileiros optam por fazê-lo, sentem-se mais seguros.

Contudo, o que deve ser levado em consideração é se esta opção é a mais rentável para com o seu dinheiro. Pensando nisso criamos esse artigo para te esclarecer sobre os rendimentos da poupança e quais as opções para investir melhor nela.

Vamos lá!

PUBLICIDADE

Sobre a Poupança

É uma modalidade de investimento básico, a caderneta de poupança, com a finalidade orientada de juntar dinheiro periodicamente, são mantidas com pouco capital. Conhecidas por cadernetas no início de criação por serem usados cadernos pequenos onde eram anotados; quantidade e valor, o dinheiro poupado e os juros recebidos.

Após o decreto assinado por D. Pedro II em 12 de janeiro de 1861 instituindo a criação da Caixa Econômica Federal e da caderneta de poupança. Tivemos uma evolução financeira no Brasil, a poupança é utilizada pela maioria dos brasileiros hoje e ela não ofertada apenas pela Caixa Econômica Federal e sim por várias instituições financeiras.

PUBLICIDADE

O rendimento da poupança vale a pena?

Essa avaliação deve ser feita com calma e bastante atenção, isso porque cada pessoa possui um perfil investidor, logo se você não pensa em grandes ganhos financeiros levando em consideração os valores depositados em conta, pode investir sem medo.  

Governo Federal aplica para todas as opções disponíveis, o tesouro Selic, a alternativa para a poupança que sempre irá render mais.

Quais as taxas de rendimento da poupança?

Atualmente a poupança poderá render até 70% da taxa Selic, isso combinado a taxa referencial (TR). Entretanto, nesse momento o valor não passa dos 3% ao ano e a TR apresenta o valor 0. A taxa Selic é o parâmetro básica dos juros no Brasil é com ela que o Governo Federal controla da inflação e estimula a economia.

PUBLICIDADE

Dessa forma, a conta fica fácil de fechar; a poupança tem o rendimento de 70% da taxa Selic (3% hoje), dando o percentual de 2,1% ao ano. Será o valor proporcional ao seu investimento sem o desconto de imposto de renda.

Em comparação a outros investimentos é um rendimento baixíssimo, entretanto, a justificativa é considerável se partindo da premissa quanto a crise financeira mundial. Apesar das facilidades e segurança da poupança, observamos que existem alguns movimentos financeiros que impendem seu dinheiro de render.

poupança
PUBLICIDADE

Quais as desvantagens em investir na poupança?

A poupança tem um ciclo mensal – ou seja, o rendimento apenas ocorre em seu aniversário, por exemplo, o rendimento só será disponibilizado em conta após completar o ciclo mensal, o prazo de um mês, levando em conta o dia que você fez o depósito do seu dinheiro.

Para te ajudar a entender: Se fizer um depósito no dia 5 do mês de agosto, por exemplo, apenas no dia 5 dos meses subsequentes você perceberá a disponibilidade do rendimento. Contudo, se você pretende contrair o valor dos rendimentos antes desse ciclo à poupança não é a melhor opção.

Quais as garantias de investir na poupança?

Se você tem a ideia de investimento mais seguro – com certeza, vai se surpreender em saber que não é. Como todos as categorias de investimentos, a poupança, apresenta riscos, porém, não como outros investimentos.

PUBLICIDADE

Esse risco acontece porque a poupança é vinculada à saúde financeira do banco e do fundo garantidor de crédito (FGC), juntos a asseguram depósitos no valor máximo de R$ 250 mil por CPF caso a Instituição decrete falência.

Quais as opções além da poupança que rendem mais?

Existem outras opções de investimentos que rendem mais e apresentam segurança similar, como o tesouro Selic e os CDBs.

Outro investimento é tesouro Selic, mais seguro e seu rendimento é da própria taxa que é de 3% ao ano. Porém, existe a cobrança de IOF nos 30 primeiros dias do depósito e, ainda, o desconto do imposto de renda sobre o lucro, contudo a longo prazo esse tipo de investimento acaba rendendo mais do que a poupança.

PUBLICIDADE

Uma forma de investimento é o CDB, contudo, não é tão diferente da poupança – sem a condição de ciclo mensal, o CDB tem prazo de resgate e valor certo a receber. Desse modo, se você investe hoje valor certo, após 6 meses ou 3 anos da data do depósito poderá resgatar o valor do rendimento.

Como posso investir nesses tipos de investimentos?

A poupança é buscar uma agência bancária e abrir uma conta no banco de sua preferência.

Já as outras categorias de investimentos é buscar uma financeira que oferte os serviços, abrir uma conta e investir seu capital. Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, familiares e em suas redes sociais. Depois abre sua conta bancária e comece a investir ou poupar.

Write A Comment

nove + treze =